domingo, janeiro 24, 2010

nada de interessante

É só mesmo para partilhar, e se for necessário para um dia mais tarde:

Tenho vindo a descobrir ou redescobrir, ou consolidar, ou confirmar os "sentimentos" de alguns acordes (mais elaborados, ou não!) que não são normalmente utilizados mas que abrem por vezes novas misturas na cóclea :) e por isso, explico aqui esse mesmo alerta musical para o bem das coisas:

Então,

Tendo como exemplo o tom Dó, sendo o Fá o 3º acorde e o sol o 4º acorde (obviamente o dó será o 1º).

- Para finalizar num tom mistico, utilizar no 1º acorde (tonal), neste caso dó, utilizar Dó7M (ou outro nome Dó maj7).
- Para iniciar (normalmente músicas calmas) um bom efeito são também os acordes de 9, neste caso Dó de 9.
- Para fazer uma paragem (a "pairar") utilizar na 3º (neste caso fá) um acorde m6 (menor de sexta), Fám6.
- Para suspender e fazer um pedido para voltar à tonal, utilizar na 3º(neste caso fá) um acorde de x(-5)/fá (em que x é o baixo do acorde, correspondendo a mais 1 tom e meio do tom tonal).
- Para pedir o grito para inicio de refrão (por exemplo), utilizar acorde de 7 no 4º acorde, neste caso sol7.
- Para querer fugir/"fazer uma pergunta ao que vem a seguir" (tricky esta), fazer um 7add13- no 4º acorde, neste caso Sol7add13-.

E pronto basicamente é isto...sim grande seca.
Claro que cada um tem a sua interpretação, e a música é a liberdade total!esta é apenas a minha. Contudo, não posso deixar de admitir que é verdade que os efeitos são sentidos de um modo geral.

Sem mais secas, vou-me.



Ah!p.s. o segundo acorde seria um lá menor, um mi menor ou até um ré menor, mas não achei nada para esses acordes (ainda!), a não ser que conferem uma "descida" ou uma tonalidade "triste" (por vezes, mas nem sempre).

abraços.

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